1 de junho de 2009

* Sobre imprensa e politicagem


Foto: Capa do Livro 'O Chefe' de Ivo Patarra, jornalista e um dos fundadores do PT



Boa noite a todos.


Tenho um comunicado a fazer: A pouco tempo atrás, cerca de meses, comecei a me interessar por politica e politicagem, ainda mais sabendo da importância e relevância que tem o assunto no meio jurídico.
Essa história começou pois meu pai sempre gostou de política e indiretamente sempre lidou com ela. Sempre foi pró PSDB, de direita convicto. De as vezes pescar as conversar do meu pai, passei a ser anti-PT. Depois que o Lula foi eleito presidente então, tudo se intensificou.

Mas acontece que depois que entrei na faculdade, conheci muita gente que entendia de política ,e percebi que eu não tinha nenhum embasamento para poder fundamentar minhas ideias e, assim, discutir com eles.
Pedi então para minha mãe, que é dona de uma banca de revista, trazer a Carta Capital para mim, que eu entendia por uma revista com anúncios mais políticos.

Nesse final de semana, enquanto estudava para a minha prova de Introdução ao Estudo de Direito 1, meu pai me ligou para ver o jogo do Cruzeiro na casa dele. Eu fui e levei a apostila e a Carta Capital. Quando ele viu que a revista que estava em minhas mãos, só faltou me matar.


Então, depois dessa introdução, posso dizer estar começando o post.
Lá fui eu tentar discutir com o meu pai (não da pra fazer isso, além dele ser muito inteligente, formula todas suas ideias em bases sólidas, já as minhas, que começaram a engatinhar, não puderam entrar na competição) que falava que a Carta Capital era a revista menos isenta que existia e que eu jamais iria ler alguma crítica ao PT. Pra começar ele me mostrou o site do PT (www.pt.org.br) onde havia um link de acesso para o site da Carta Capital com o anúncio "Carta Capital, faça sua assinatura". Ok, depois dessa eu poderia escrever mil linhas de porque isso é um absurdo, mas estou partindo do pressuposto de todos terem, no mínimo, bom senso. Vou dar uma dica: ética?

Depois o meu pai foi me mostrar a forma pejorativa como a Carta Capital colocava os políticos do PSDB, referindo-se a eles como 'tucanato' e descrevendo o Lula e seus demais companheiros, como os heróis da pátria. Companheiros esses, como Evo Morales.
Historinha Verídica: Meu pai trabalhou para a Andrade Gutierrez, famosa construtora Civil, era chefe de grandes negociações e virou para mim e falou: "Esse cara, é um bandido, esse eu conheço pessoalmente. Tive que negociar com ele a compra de um lote, o problema é que ele fazia do local plantação de Cocaina, foi uma confusão, eu e minha equipe passamos por capangas dele que seguravam metralhadoras..." Eu e minha família moramos 4 anos na Bolívia, por conta desse trabalho do meu pai. Acho engraçado que ele é aliado político do Lula né? Também não preciso falar que estava sendo ovacionado pela Carta Capital. E o cara é narcotraficante bandido, mas sem problemas.

Papai lê muitas revistas e lê muitos livros, sempre foi ligado a política. Mas se tem uma revista que ele sempre acompanhou foi a Veja, a uns 20 anos. Aposto que virão muitos aqui falar da revista. Eu só tenho alguns dados para não serem contestados. A Veja é a revista mais vendida no Brasil a QUARENTA anos, sua ultima tiragem foi de mais de um milhão de exemplares. É uma referencia de imprensa isenta no país, o que não quer dizer que seja perfeita ou não contenha erros, mas que não tem lado partidário e, portanto, permanece ética no que se dispõe a fazer. Na época do governo FHC, quando tinham problema, metia o pau, e obviamente fez a mesma coisa no governo Lula. E pra terminar sobre a Veja digo um proverbio chinês: "Você pode enganar poucos por muito tempo, ou enganar muitos por pouco tempo". Uma coisa tenho certeza, a massa popular não lê nem gibi, quem dirá revista política. Uma revista que é a 40 anos a mais vendida dentro de um país, atoa não é.

Outra coisa, eu sempre admirei muito meu pai por não ser uma pessoa cética. Ele sempre foi um tucano consciente de que tinham coisas erradas no seu partido, vez ou outra. Algo que ele sempre me contou foi que o PT sempre tentou mostrar ser um partido diferente dos outros, justo, para o povo e por aí foi. Depois de todas as trambicagens que ocorreram no mandato do Lula, a única coisa que o PT quis foi mostrar para todos que é um partido como outro qualquer, e que também tem problemas. O que não dá é aguentar a imprensa não isenta (Lê-se: Carta Capital, tiragem de 100 mil) colocando Lula como um gênio(descoberto aos 30 né? Porque até então era um analfabeto trabalhador) da política, perfeito que não faz M nenhuma.

Por último, mas digo, mais importante, meu pai me mostrou um livro escrito por Ivo Patarra que, para quem não sabe, foi um dos fundadores do PT. O Livro foi escrito depois do escândalo do mensalão e fala justamente dele. Nenhuma editora quis publicar o livro por motivos óbvios. Patarra então disponibilizou-o na internet. Eu recomendo, se chama "O Chefe". Uma das frases introdutórias do livro é a seguinte: “Nem sob os anos da ditadura a direita conseguiu desmoralizar a esquerda como esse núcleo petista fez em tão pouco tempo. Na ditadura, apesar de todo sofrimento, perseguições, prisões, assassinatos, saímos de cabeça erguida e certos de que tínhamos contribuído para a redemocratização do país. Agora, não. Esses dirigentes desmoralizaram o partido e respingaram lama por toda a esquerda brasileira.” (Frei Betto, amigo histórico de Lula, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, em 24/8/2005).

O livro termina assim : "- Antigamente, no PT, o cara dava uma entrevista e, por aquela entrevista, sofria comissão de ética no partido. Hoje o cara é acusado de desvio de recurso e fica por isso mesmo.
Lula foi reeleito presidente do Brasil."

Acho que dá pra ter uma palinha.
Ivo, um dos fundadores do PT e jornalista, conta sobre suas vivências pessoais e também relatos de quem conviveu dentro disso. É uma obra de procedência indiscutível e que vale a pena ser lida.


O meu protesto realmente é contra a ética do partido e da imprensa vendida. Não pode-se dizer de ética, quando há manipulação de informação de um partido que, por sinal, encontra-se no poder. Por sinal, caso tenham algum interesse em saber, procurem sobre a personalidade "Mino Carta", é o dono da Carta Capital, façam isso e depois conversamos.

Beijos e boa noite,

Nina.


2 comentários:

  1. Boa Sorte nos aprendizados sobre política. É triste saber que tem gente que não se importa com política sendo que é uma coisa mais inerente a nós do que a gente próprio imagina. Direta e ou indiretamente sofremos ou ganhamo com a escolha de outros, que colocamos paa nos representar. "Escolhemos" viver em Estados-Nações, "escolhemos" nossa casa, temos que tomar conta dela. Sugiro que você faça uma ou várias matérias e políca na faculdade ou discuta com sues amigos. É realmente importante.
    Bem, não existe mídia isenta e que não seja vendida, não que isso seja algo ruim. A comunicação só existe porque existe alguém para fazê-la, enquanto algo ou alguém a estiver construindo ela será uma forma de reproduzir opinião. Como disse, isso não é ruim. Você realmente acredia que até a ciência ou até mesmo as leis são isentas, não neh? A parte ruim é confiar e viver em cima da idéia e opinião dos outros. Fala sério, o mais legal de tudo isso é perceber as tendências das revistas, e ser capaz de entender, compreeder e interpreta isso. Diria que é a mesma coisa que uma mãe faz com um filho. Se ele fizer algo errado, ela irá xingá-lo, mas ai de quem exercer esse papel pra ela, e ainda, para outrem ela irá defendê-lo. Assim é a mídia, assim sao nossas percepcoes. Olhares críticos e opiniões formadas sao para nós, leitores e cidadãos.


    Abraço e Boa Sorte!

    ResponderExcluir
  2. Como estudante de Jornalismo e uma pessoa que gosta muito de política, lhe informo, a imprensa também é silenciada aqui no nosso estado. Falo isso a partir dos comentários de todos os meus professores e colegas de sala, que trabalham ou ja trabalharam no principal jornal do Estado, o Estado de Minas. Infelizmente esse grande veículo de imprensa, desonra a nossa população ao proteger vergonhosamente o nosso governador. E olha que sou fã do PSDB, mas não concordo com a injustiça em nenhuma esfera.
    Tirar o direito de saber a verdade, é uma das maiores injustiças e sempre vou lutar contra ela.

    Continue assim, aquele que se preocupa com o outro, nunca guarda para si aquilo que sabe.

    Parabéns

    ResponderExcluir