7 de julho de 2009

* O passado nas estrelas


Foto: Quadro que de Van Gogh - Starry Night



Dia desses ouvi dizer que quando olhamos para o céu e para as estrelas, avistamos o passado. Pode parecer um papo romancista, mas não é nada disso. Cada estrela que olhamos ontem no céu, conta um pedacinho da nossa história. Algumas são da época em que humanos viviam em cavernas, e talvez as que passaram em cima de nós ontem deixando rastros de luz, não cheguem nem a ser vistas um dia.
Mas não tão somente isto se percebe ao olhar a abóbada estrelada, a percepção mais antagônica - por ser bela e ao mesmo tempo assustadora - que temos é de que nada somos no universo além de um simples pontinho pensante que emite luz. Apenas mais um dentre tantos outros. Fazemos parte de um ciclo infinito, sem limites, vasto como céu.
Ontem, juntamente com as estrelas ví um planeta (não sei se era Marte ou Vênus) que brilhava muito, e diante dele eu não conseguia imaginar que apenas a Terra poderia ter formas de vida. Tudo é tão imenso, seria egoísmo pensar que estamos tão sozinhos assim ou que somos a máxima em inteligência existente.
E a cada dia que passa, tenho mais certeza que não podemos ser os únicos por aqui, pelo menos não os únicos "inteligentes". Quantas vezes temos coisas supostamente mais importantes pra fazer e esquecemos de apreciar o que realmente está em nossa volta? Sutilmente nos acomodamos, porque temos a sensação de eternidade. Sentimos que, tudo bem deixar a apreciação pra depois, ela vai estar no mesmo lugar quando voltarmos. Mas o mundo muda, mesmo que demore milhões de anos e, incrivel e improvavelmente, nós fazemos parte dessa rotação.
Poderia descrever aqui as milhões de coisas que passam em minha mente - e acredito que na mente de muitas outras pessoas - quando deito num colchão e só tenho o céu como refém, mas acho que a magia da vida está no enigma do incompreensível. Nós demoramos muitos anos para permitir que os outros tomem conhecimento do nosso brilho próprio, no fundo, fazemos como as estrelas, para podermos encantar os olhares dos envoltos em nós por mais tempo.



3 comentários:

  1. Gostei desse layout! Sou suspeita para comentar sobre minha paixão por esse quadro e por astronomia ;)
    Mas, muito muito boa as analogias e associações que você fez ao longo do texto, gostei bastante!

    Beijo! ;*

    ResponderExcluir
  2. Gostei demais do post!
    Se eu falar q ja sabia, vc acredita? hehehe
    Bjao e parabens pela criatividade!

    ResponderExcluir
  3. Excelente. Em dois dias você fala sobre o Plano Real e sobre as estrelas.
    Isso não é para qualquer um. E o mais importante de tudo isso, é que você escreve e escreve muito bem.

    Parabéns

    ResponderExcluir